Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

APRENDENDO COM O REI JOSIAS (II CRON. 34)

EXTRAÍDO DO SITE:https://degloriaemgloria.wordpress.com - LINK  APRENDENDO COM O REI JOSIAS (II CRON. 34)

Durante toda a história dos reis de Israel, vemos reis que desobedeceram ao Senhor, e vemos também que tiveram reis que fizeram o que era reto aos olhos de Deus, mas a bíblia declara que apesar de terem obedecido a Deus estes mesmos reis não destruíram os altares, e imagens que corrompiam o coração do povo de Israel com o pecado de idolatria. O Capítulo 34 de II Cron. nos apresenta um rei que começou a reinar ainda quando criança, com oito anos de idade (v.1), que fez o que era reto aos olhos de Deus, andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar nem para direita nem para esquerda. Com apenas oito anos Josias foi feito rei de Israel. A bíblia nos diz que Jesus nos constituiu como reis e sacerdotes (Ap. 1.6). O Senhor te fez rei e sacerdote, líder e adorador. Josias foi um rei que exerceu influência na sua época. E é isto que vamos aprender hoje estudando um pouco sobre sua vida. Como uma criança pode ser constituída como rei? Como um adolescente, jovem pode marcar sua geração? Você se acha pequeno demais para que isto aconteça com você? Vamos ver o que Josias fez para destruir a idolatria de Israel e como ele fez para que o aquele povo voltasse seus olhos para o Senhor.
1º – JOSIAS BUSCAVA A DEUS
Por buscar a Deus, Josias o conhecia. No 8º ano de seu reinado, isto é, quando ele tinha ainda 16 anos, a bíblia nos diz que ele começou a buscar a Deus. Queria te encorajar nesta hora, porque não importa sua idade, se você se acha pequeno (a) ou incapaz ou até mesmo imaturo (a), você precisa descobrir o que a Palavra de Deus diz a seu respeito e ela nos diz que o Senhor te fez rei e sacerdote. Rei para liderar, como Josias fez com o povo de Israel e sacerdote para adorá-lo, buscar a Deus, como Josias também fez.
Como resultado desta busca por Deus, Josias tomou atitudes, que acabaram com a idolatria em Israel.
2º – JOSIAS PURIFICA A TERRA DE ISRAEL
Idolatria é tudo aquilo que você colocar em primeiro lugar na sua vida antes de Deus. Hoje o Senhor te convida a buscá-lo a fim de que você tome um posicionamento ao Seu lado, lançando para fora, destruindo tudo aquilo que te faz pecar contra Deus. Você já pensou em acabar com a idolatria na sua casa? No seu bairro? Cidade? Nação? Não estamos falando de coisas pequenas, Deus te chamou para conquistar territórios. É claro que você começa com pouco, mas se for fiel neste pouco, sobre o muito o Senhor te colocará! Você já pensou em acabar com a idolatria na sua vida? Com apenas 20 anos de idade, ainda jovem, Josias destrói, derruba e reduz a pó, todas as imagens de escultura e altares em Israel (vs 3, 4 e 7). Ainda jovens, fomos chamados para sermos agentes transformadores desta geração. Devemos orar e tomarmos posição para purificarmos nossa vida, nossa casa, nossa cidade, nossa nação. Por onde passarmos deve haver mudança, porque somos reis e sacerdotes, líderes e adoradores.
3º – JOSIAS REPARA O TEMPLO
Após haver purificado a terra, com 26 anos, Josias manda consertarem e repararem a casa do Senhor (v.8). A bíblia nos diz em 1 Pe 2.5 “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual”. Nós somos a casa do Senhor hoje. O que temos em nossa vida que precisa ser reparado por Deus? Hoje Deus quer te fazer de novo, mudar sua vida e seu interior, mudar seu coração.
Josias tomou a atitude de reparar o templo, você hoje quer tomar esta atitude? Permita-se ser tocada por Deus no dia de hoje!
4º – JOSIAS TEM UM ENCONTRO COM A PALAVRA DE DEUS
Quando Josias se dispõe a reparar o templo, um dos homens que estava trabalhando achou o livro da Lei (v.15).
E Safâ leu o livro para Josias (v.18). Ao ouvir as palavras daquele livro, Josias rasgou suas vestes e veio sobre ele temor de Deus, arrependimento, quebrantamento. Ao ouvir as palavras deste livro, como nos comportamos? Ah, isto não é para mim? Ou… Não preciso disto? Ou até mesmo sabemos que estamos erradas, mas preferimos continuar no pecado a abandonar nossos brinquedos pecaminosos de idolatria. O povo de Israel pecava com sua idolatria a outros deuses, eles desobedeceram ao que estava escrito na Palavra de Deus. Não ficamos muito longe deles quando desobedecemos a Deus e ao que está escrito na bíblia.
Josias teve uma atitude de quebrantamento, humilhação, arrependimento (v.27-28). Será que como ele, reconhecemos nossos erros diante do Senhor, nos humilhamos, ou o máximo que chegamos é um simples pedido de perdão que demonstra mais um remorso do que um arrependimento verdadeiro? Lembre-se Deus está perto de quem tem um coração quebrantado!
Por causa da humilhação de Josias Deus lhe fez uma promessa (v.28).
5º – JOSIAS MARCA SUA GERAÇÃO
Josias leu todas as palavras do livro da aliança (v.30) a todo o povo. Ele ministrou a palavra do Senhor a todo o povo. Você tem noção disso? Já pensou em reunir toda a cidade abrir a bíblia e ler todas as palavras para estas pessoas? Foi exatamente isso que Josias fez. E fez ainda mais: além de ter lido ele fez uma aliança perante o Senhor, para que todo o povo seguisse a Deus e guardasse seus mandamentos de todo o coração, com toda a alma, cumprindo as palavras que estavam escritas no livro. Deus quer nos usar no meio desta geração, assim como usou Josias naquele tempo. Para que ensinemos a Sua Palavra e levemos jovens a terem uma aliança com o Senhor como nós temos. Ele quer que assim como Josias, tenhamos coragem, ousadia, para acabar com a idolatria e o pecado desta geração. Que sejamos jovens sem medo de se expor por amor a Cristo, Ele quer que sejamos conhecidos como a geração segundo o coração de Deus que faz o que é reto aos olhos do Senhor sem se desviar nem para direita nem para esquerda.
Lembre-se Deus nos fez reis e sacerdotes, reis para que como líderes sirvamos como influência para mudar e fazer uma nova história na vida das pessoas e sacerdotes para que como adoradores do Senhor, o busquemos com intensidade e profundidade, a fim de acabar e reduzir a pó todo e qualquer altar que é levantado e que não é de adoração a Deus.
Deus quer que a partir de hoje façamos diferença em nossa geração!
Cavando o avivamento…
Claudia R. Marques