Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

JESUS É A VIDEIRA

Jesus é a Videira e nós os ramos e todo aquele que está "colado" em Jesus dá frutos.
Jesus, o Filho de Deus! É o tronco - a parte que a sustenta o galho.
Tema:
Para dar fruto, nós precisamos estar conectados – colados – agarrados à videira. Objeto: Uma lâmpada e um cabo de extensão
Escritura: "(Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada" João 15:5)

Eu sou certo que todos conhecem esta canção (minha pequena luz)... Eu quero que todos me ajudem a cantar esta canção esta manhã. Enquanto nós a cantarmos, eu vou segurar esta lâmpada e deixá-la iluminar tudo aqui ao redor. (Começar a cantar a canção, mas parar quando você observar que a luz não está brilhando) Eu quero saber o que esta errado, minha luz não brilha. (Alguém provavelmente observará que ela não está ligada na tomada)

Oh, aqui está o problema, minha lâmpada não estava ligada a tomada.
Agora que nós ligamos ela na tomada, vamos tentar novamente. (Cante) Oh, agora está bem melhor.
A lâmpada estava brilhando intensamente, não está? É muito difícil para a lâmpada brilhar se ela não está ligada a tomada, não é verdade? Bem, realmente, não é difícil, é impossível!

Em nossa lição da Bíblia de hoje, Jesus ensinou a seus discípulos a importância de permanecer CONECTADO, LIGADO, GRUDADO, COLADO a ele. Naturalmente Jesus não usou uma lâmpada para contar sua história, porque eletricidade não havia sido inventada ainda. Em lugar disto, Jesus usou um exemplo que seus discípulos compreenderiam. Usou o exemplo de uma videira, parreira.
Você sabe o que é uma videira? É uma planta com muitos galhos crescendo dela. E estes galhos dão frutos. Se é uma videira/parreira vinha, nos seus galhos devem ter uvas. Você já viu algum galho que foi quebrada de sua arvore ou da parreira? O que acontece com ele? É isto mesmo, ele SECA e MORRE. Pode ele voltar a dar fruto? Não, este galho não serve para nada , exceto para ser usado como madeira para alimentar o fogo.

Jesus disse: " Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Jesus deseja que a gente produza muito frutos.
Frutos como ser amável, Generoso e fiel. Sobretudo, quer que amemos aos outros como Ele nos amou.
Podemos nós fazer isto sozinhos, por nossos próprios esforços? De jeito nenhum.
Apenas enquanto a lâmpada estiver conectada na energia elétrica ela pode brilhar, e apenas enquanto os galhos estiverem grudados (colados – conectados) as videiras podem dar uvas, você e eu devemos permanecer conectados a Jesus para produzir a boa fruta que Deus espera de nós.

Querido Pai, ajuda-nos a lembra que nós precisamos permanecer ligados a Jesus se nós quisermos produzir o tipo do fruto que Tu esperas. Amém.

Usei a idéia da Claudia Dualibe (não pedi para usar a imagem, e se procedi errado peço desculpas)
Desenhei a videira (usando a idéia dela) no papel pardo, e pintei o caule e as folhas... E para as crianças usei um desenho já impresso (como foi a primeira aula e queríamos que as crianças participassem do inicio e fim do culto, fiquei apreensiva quanto ao tempo, por isto não foram elas que pintaram) mas elas pintaram as uvas... Então algumas crianças foram me ajudando a colar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário