NAVEGANDO COM JESUS - TEMA
Tema: “NAVEGANDO COM JESUS” ·DIVISA: versículo base: João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estava indo”.
1. INTRODUÇÃO
Você está no lugar certo – o começo! Nesta seção da programação da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias), vamos tentar dar uma orientação básica de como usar este material e os elementos necessários para o planejamento deste trabalho com as crianças. Este material oferece um programa completo, com duração de três dias (manhã, tarde ou noite) com duração de três horas.
1. INTRODUÇÃO
Você está no lugar certo – o começo! Nesta seção da programação da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias), vamos tentar dar uma orientação básica de como usar este material e os elementos necessários para o planejamento deste trabalho com as crianças. Este material oferece um programa completo, com duração de três dias (manhã, tarde ou noite) com duração de três horas.
O tema de todas as atividades: “NAVEGANDO COM JESUS”
Utiliza navio, água (mar, rio), barco, pescador rede de pesca, peixes, baleia e outras paisagens, peixes, paisagem de acordo com o tema.
A divisa, ou seja, o versículo base esta em João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estava indo”.
Os programas são simples, porém completo acessível a qualquer igreja, especialmente àquelas que atingem um maior número de crianças durante a programação.
São dadas sugestões desde a ORNAMENTAÇÃO, PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ O ENCERRAMENTO; sugestões simples, práticas, elaboradas para facilitar a execução deste trabalho.
Lembre-se da importância de adaptar todas as sugestões para a realidade da sua igreja (congregação). O horário é uma sugestão! Pode ser que sua igreja prefira se reunir apenas duas horas por dia, ou por outro lado, pode resolver se reunir durante quatro horas. Faça as modificações necessárias, contando que seja feita da melhor forma possível.
2. OBJETIVOS
Para obtermos bons resultados em todo e qualquer trabalho é necessário ter objetivos bem definidos. Objetivo é o mesmo que alvo, meta; é estipular a linha de chegada, é definir o que se quer alcançar. Os objetivos são importantes para informar claramente a intenção do trabalho. Portanto, apresento três objetivos que este programa pretende alcançar:
1- Primordial é a evangelização e o crescimento espiritual de nossas crianças;
2- Informar que com Jesus estamos seguros e livres do pecado, que é como uma tempestade na vida de cada um de nós.
3- Convidar as crianças a tomarem a decisão de se tornarem amigos do Senhor Jesus, deixando Ele ser o piloto (comandante) do nosso Barco (nossa vida).
4- Vantagens da EBF é o ensino intensificado. São novos alunos para a EBD, é crescimento espiritual para os alunos da EBD e oportunidade de serviço para os membros da Igreja
3. DURAÇÃO
3. DURAÇÃO
Três horas por dia no máximo
4. LOCAL
4. LOCAL
Na Igreja. A Igreja ajuda financeiramente. A Igreja ajuda com o pessoal. A Igreja ajuda com a divulgação. É um meio de ligar a criança à Igreja
5. DIVULGAÇÃO
5. DIVULGAÇÃO
Despertando o interesse de toda a Igreja. Reuniões de oração. Anúncios nos boletins. Cartazes
6. CONVITES
6. CONVITES
Convidar de casa em casa, nas escolas públicas, convites para as crianças, convites para os pais participarem da programação de encerramento
7. MATERIAL
7. MATERIAL
Histórias específicas para cada faixa etária
Chapeuzinhos com as iniciais da EBF
Prêmios
Cânticos específicos
8. EQUIPES
8. EQUIPES
Professores de crianças
Adolescentes
Adultos da EBD
Estudantes
Senhoras
Pessoas aposentadas
9. PROGRAMA DIÁRIO
9. PROGRAMA DIÁRIO
Entrada das crianças
Hino Oficial
Tema Leitura da Bíblia
Oração
Cânticos com gestos (visualizados, novos)
Período missionário com história Missionária (em capítulos),
Oração por missionários, oferta missionária e visão missionária.
10. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS BÍBLICOS
10. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS BÍBLICOS
Variando os métodos, explique o versículo, aplique-o à vida dos alunos e distribua lembretes com versículos escritos.
11. DIVISÃO EM CLASSE
11. DIVISÃO EM CLASSE
História Bíblica
Apelo
Brincadeiras
Louvor (corinhos)
Trabalho manual
Lanche na salinha
Retorno à Igreja
12. ENCERRAMENTO DIÁRIO
12. ENCERRAMENTO DIÁRIO
Cânticos
Tema
Avisos
Concurso de presença e visitas
Hino Oficial
Saída em fila, por classes
13. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO
13. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO
Cânticos
Palavra do coordenador
Tema da EBF
Divisa
Apresentação das diversas classes
Cânticos
Entrega dos diplomas
Entrega dos prêmios
História bíblica com aplicação
AS ATIVIDADES NO ESPECIAL BÍBLICO DE FÉRIAS NAVEGANDO COM JESUS
Modalidades a serem trabalhadas na EBF acontecerão em forma de rodízio, com a duração de 45 a 50 minutos cada. Todas as crianças deverão passar por cada modalidade, isto podendo ser durante cada dia (nos 3 dias) ou em um dia todo.
Começando a viagem – Abertura com todas as crianças juntas, deve ser realizada no templo em todos os dias.· Entrada com as Bandeiras; · Apresentação do tema, divisa; · Palavra de Boas-vidas – com a coordenadora (a); · “o que vamos fazer hoje?” · Apresentação das equipes – por faixa etária; · Oração; · Cânticos – hino oficial e outros; · Divisão das faixas etárias – por sala (em fila).
Remando para o Mar - divisão das classes por modalidade ou idade.
Navegando em alto Mar – Sala de histórias. Todas as crianças aprenderão a mesma história e aprendem o mesmo versículo bíblico, com adaptações para cada faixa etária. Podendo haver uma pequena atividade de fixação, para cada grupo.· Conversando sobre o tema da história - introdução; · Ensinando a Divisão (versículo); · Ensinando a História Bíblica – dica: Professor (a), deixe a sua Bíblia em um lugar que as crianças vejam e antes de contar a história bíblica, diga-lhes que esta linda história está na palavra de Deus.
Nadando em alto Mar – Sala de trabalhos manuais, em que as crianças desenvolvem projetos (atividades) relacionados com o tema.
Levantando ancora – Sala de Atividades recreativas relacionadas com o tema.
Cantarolando – Ensino de novas músicas e brincadeiras musicais.
Serviço de Bordo – Horário do Lanche – podendo ser no final.
Voltando par o Porto – Encerramento, deve ser realizado no tempo, com todas as crianças no final de cada dia.· Cânticos – hino oficial e outros; · Divisão das faixas etárias - por sala; · Avisos e convite para o dia seguinte.· Apresentações especiais – peças (dramatizações) ou com fantoches.
EBD 2° DIA
DEUS É O CRIADOR
Alvo que, através da criação, a criança possa avaliar o amor de Deus. Ensino principal Deus criou. A criança deve: Saber que Deus é o criador. Sentir Deus fez todas as coisas para a sua alegria. Fazer agradecer a Deus porque Ele a ama tanto. Observação: Professor, você pode preferir ensinar esta lição em duas partes, com uma repetição de cada parte. Assim, pode contar até três ou quatro dias da criação de cada vês, fazendo, intercaladamente, uma repetição de cada parte ensinada. É bom ter em mente que, com pré-escolares, não é muito importante que elas saibam dizer o que foi criado em qual dia e, sim, que saibam que Deus é o criador. Base Bíblica Genesis 1:1 - 2:3; João 1:3Para a meditação do professor: Ajude a criança a reconhecer que ela é uma criação especial de Deus. Para o seu próprio enriquecimento espiritual, leia os seguintes trechos e confie no Espírito Santo para mostrar-lhe estas verdades de uma maneira nova: Salmo 102:18; 139:13; Eclesiastes 11:5; 12:1; Isaías 43:1, 7; 44:2; Jeremias 1:5; Malaquias 2:10; Romanos 9:20. O nosso Deus é tão grande! Ele nos criou!Palavra - Chave criou versículo para decorar “No principio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1). Visuais e outros auxílios para o ensino 1. Figura de Jesus, para o cântico de abertura. Colar em papel-cartão, recortar e montar em um palito de picolé. 2. CD de músicas infantis 3. Figuras da criação arrumem figuras correspondentes à criação e cole nos 6 lados da caixa. 4. Marcador de Bíblia verde. 5. Algarismos coloridos de 1 a 6 forrados com papel acamurçado para usar no flanelógrafo. 6. Visuais para "maravilhas da criação" (pingos de chuva podem ser feitos salpicados com cola branca - polar ou tenaz - em cartolina). As figuras podem ser coladas em cartolina. As crianças podem colar os visuais, fazendo um móbile. 7. Caixa Criou. Cole em uma caixa a palavra Criou silhueta de criança, figuras de sol, lua e estrela, gravuras de arvore e flores. Depois de colar as figuras na caixa, forre-a com contact transparente. 8.Arvores e flores, coladas em papel-cartão, recortadas e coladas em palitos de churrasco, para serem "plantadas" no jardim de isopor. Itens para acrescentar1. Crachás de cartolina em forma de folha2. Tubos de papelão (bobina vazia de toalha de papel alumínio, rolo Pack ou magipack). Pedacinhos de tecido escuro para cobrir uma das extremidades do tubo. 3. Itens da natureza: ramos de pinheiro ou pinhas, flores naturais, folhas ou plantinhas. 4. Gravador. 5. Papel para mural (de preferência branco) e giz de cera, para o trabalho natural. Um pedaço de cartolina verde com a palavra CRIOU escrita em letras de forma maiúscula. 6. Bíblia grande. Use papel-cartão preto e faça as bíblias. Hora da Amizade a criança quer atenção, chame-a pelo nome.Assim que a criança chegar, afixe nela o crachá (em formato de folha, item 1de Itens para acrescentar) com o seu nome. Converse a respeito de como ela veio para a classe. Leve-a para ver os objetos da natureza, discutindo coisas que ela talvez tenha visto no caminho para a aula. Apresente-a outras crianças e professores, pelo nome, chamando a atenção para o crachá. Para a abertura, cante um cântico que fale de Jesus, se possível com gestos.Você sabe quem é Jesus? (O Filho de Deus) Mostre o fantoche (item 1 de Visuais e outros auxílios para o ensino). As crianças fazem um círculo, de mãos dadas, e andam de mãos dadas, e andam em roda, ao cantarem este cântico pela segunda vez. Se a classe é grande, elas podem marchar, uma atrás da outra, ao cantarem, mas sempre de mãos dadas. Vamos cantar um outro corinho sobre Jesus.(cante somente a primeira estrofe do corinho)Repita o nome da criança (a repetição do nome da criança fortalece seu sentimento de auto valorização), dizendo que você está muito contente porque estão ali. Leve-as a sentir que a aula vai ser divertida e que vão aprender sobre coisas que Deus fez para ela. Deus fez todas as coisas para a nossa alegria, porque Ele nos ama.História prenda fitas de crepom para indicar onde as crianças devem sentar-se. Cante outro corinho enquanto as crianças vão tomando os seus lugares. (se quiser use ilustrações ao cantar este corinho) Poesia: A Bíblia (o professor deve repetir a poesia, usando a Bíblia. Então, faça com que as crianças usem Bíblias "de Faz de conta", (item 6 de Itens para acrescentar) e ensine-lhes os gestos, usando os dedos. Repita os mesmos gestos todas às semanas. A Bíblia é o santo livro, que o bondoso Deus nos deu. Ela fala de Jesus nos conta sobre o céu. Demos graças pela bíblia e louvemos ao Senhor! Vamos ler o santo livro que nos mostra o Seu amor. Cante um corinho que fale sobre a Bíblia, usando sua Bíblia como visual. (deixe a criança tocar na Bíblia. Ela aprende através dos sentidos) Vamos abrir nossa Bíblia bem no começo. Escute o que a Palavra de Deus diz. (leia Gênesis 1:1) Leia o versículo cantando "No princípio...”. (Mostre a caixa com a palavra criou item 7 de Visuais e outros auxílios para o ensino) Vocês ouviram a palavra criou? (repita o versículo) Criou quer dizer que Deus fez os céus e aterra... do nada (vá mostrando as outras figuras da caixa. o vocabulário da criança é limitado. Explique as palavras desconhecida). Ele é tão poderoso! O nosso grande Deus, que ama a cada um de nós, criou nosso lindo mundo em seis dias, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 (ao contar mostre os números do item 5 de Visuais e outros auxílios para o ensino). Vamos descobrir mais sobre como Deus criou o mundo. (Toque um CD para dar a impressão de passagem do tempo) Estava escuro... muito escuro... (deixe cada criança olhar no tubo de papelão, o qual tem uma das extremidades coberta com um pedaço de tecido escuro, item 2 de Itens para acrescentar. As crianças aprendem vendo) Agora fechem os olhos. Assim também podem ver como é a escuridão. (enquanto estão de olhos fechados, retire o tecido do tubo de papelão) No primeiro dia, Deus disse: "haja luz; e houve luz". Deus fez a luz sair da escuridão! (deixe as crianças olharem através do tubo e verem a diferença entre as trevas e a luz.) Muito obrigado, Deus, por amar-nos e por criar a luz. Deus chamou a luz de dia. Você sabe o nome que ele deu para a escuridão? Sim! Ele chamou a escuridão de noite. No primeiro dia Deusa separou a luz da escuridão!(mostre a caixa do item 3 de Visuais e outros auxílios para o ensino com a figura que representa a luz e as trevas) No segundo dia, Deus dividiu as águas que estavam encima, das águas que estavam embaixo. E o céu apareceu. N o segundo dia, Deus deu-nos o ar para respirarmos (respirem fundo). Obrigado, Deus, pelas brancas nuvens, obrigado pelo lindo céu azul. Obrigado pelo ar que respiramos. (mostre a figura que representa a água) No terceiro dia, Deus disse que o chão seco devia aparecer, ele chamou o chão seco de terra. (deixe as crianças apalparem um pouco de terra ou uma pedra, as crianças aprendem apalpando) Deus juntou as águas em lagos e rios, lagoas e riachos, e colocou o grande mar em seu lugar. E, então, Deus disse que as plantas deveriam crescer da terra! E assim que ele falou o que aconteceu?As lindas árvores apareceram. E a grama verdinha também. Você pode apontar as árvores na figura? (mostre a figura correspondente) Vamos agradecer a Deus pelas coisas que Ele nos deu no terceiro dia. Muito obrigado, Deus, pelos rios e lagos. Muito obrigado pelas lindas árvores e a grama. (deixe as crianças plantarem árvores, coladas em palitos de churrasco, no jardim de isopor, item 8 de Visuais e outros auxílios para o ensino. Esta atividade pode, também, ser deixada para a recapitulação.)Poesia: Árvores (com gestos)A mangueira estende os galhos para cá e para lá.A palmeira cresce fina para cima, para cima ...E olhe os galhos do chorão:vão crescendo para o chão!...As flores do nosso jardim não são de verdade. Só Deus pode fazer uma flor de verdade. (mostre uma flor natural, permitindo que cada criança a toque e sinta o seu perfume.) (As crianças, aprendem apalpando, ouvindo, fazendo, vendo, tocando e cheirando.) Cante um corinho que fale da criação de Deus, com gestos, elas tem muita as deixe movimentar-se. Vamos contar os dias e dizer as coisas que Deus criou em cada dia. (deixe que uma criança aponte a figura e diga o que Deus criou neste dia.) No quarto dia, Deus colocou dois grandes luzeiros para brilharem no céu, dando-nos luz. Podemos ver o luzeiro mais brilhante durante o dia, você sabe como ele se chama? (sol). (faça gestos ao contar sobre o grande luzeiro e deixe que as crianças o imitem.)(fale em voz mais baixa) A luz que Deus colocou no céu para a noite não tem um brilho tão forte.Ela é chamada de __________. (lua) E Deus fez muitas outras luzes que brilham no céu, à noite. Elas são chamadas de_______(estrelas)Mostre a figura relacionada Obrigado, Deus, pelo sol e pela lua!(para a recapitulação, pode-se fazer silhuetas, de cartolina, de sol, lua e estrelas, e montá-las em palito de churrasco. Cada criança pode receber as suas próprias silhuetas e marchar ao redor da sala com elas nas mãos.) No quinto dia, Deu criou os peixes para viverem nas águas. Ele fez peixinhos pequenininhos e peixes bem grandões. (se quiser mostre um peixinho vivo.) Vamos fazer um peixe Aqui está um peixinho (Junte as palmas das mãos e movimente-as como se fosse um peixe nadando). Aqui está um maior!(Com uma mão um pouco mais a frente, aumenta o tamanho do peixe) Outro, e maior desta vez!(mais ainda pra frente, aumenta mais o tamanho do peixe.) (contando nos dedos) Já são: um, dois, três!Agora vamos fazer de conta que somos peixinhos, nadando nos rios que Deus criou. Você pode escolher o peixe que quer ser, o peixinho, o maiozinho ou o grandão (junte as mãos e movimente o corpo como um peixe nadando.). Muito obrigado, Deus, porque o Senhor fez os peixes nadarem. (mostre a figura relacionada) Também, no mesmo dia, Deus criou os pássaros para voarem pelo ar!(faça gestos). Deus fez com que cada passarinho saiba voltar para o seu ninho, não importa o quanto esteja longe de seu lar. Vamos imitar o passarinho. E como passarinho, você vai lembrar exatamente onde fica o seu lugar. Depois de voar ao redor da sala, você vai voltar para o mesmo lugar.(Deixe os "passarinhos" voarem. Se a classe é grande, poderão "voar" sem sair do lugar. Mas, se o espaço permitir, use esta atividade. Pode haver um "pássaro" que não volte para o seu lugar. Aproveite o acontecimento para uma aplicação:Os pássaros sempre seguem o seu caminho para casa, mas as crianças às vezes seguem seu próprio caminho e não o de Deus. As pessoas se afastam de Deus, andando longe d’Ele.)Crianças, ajudem ele a encontrar o seu lugar.Que bom! Deus ajudou você a lembrar onde era o seu lugar, não é? Deus, sempre manda alguém nos ajudar a ficar, bem pertinho d’Ele!Obrigado meu Deus, pelos passarinhos que voam. Obrigado por que o Senhor os faz saber voltar para o ninho. Obs.: Variação no volume e na tonalidade da voz atrai a atenção das crianças e cria um ambiente apropriado.No sexto dia, Deus fez os animais.(Mostre a figura relacionada, aponte a vaca)Ele criou a vaca para dar o leite que você bebe.(mostre uma figura de um copo de leite, ou um saco ou caixa de leite vazio)Deus fez o cavalinho. Você gostaria de montar nele? Quem pode ver o cavalinho na figura? Vamos fazer de conta que estamos andando a cavalo. Vamos fazer o barulho do trote do cavalo. (batem nos joelhos, imitando o barulho do cavalo)Deus fez o grande elefante, o macaco e a alta girafa. Ele fez os gatinhos e os cachorrinhos, as tartarugas para brincar com você. Ele os fez, porque gosta de você. "Carlinhos", você pode encontrar o cachorrinho na nossa figura? Vamos agradecer a Deus pelos animais. Muito obrigado, Deus, porque o Senhor criou os animais. Mas ainda não contei tudo o que Deus criou. Escute o que diz o livro de Deus, a Bíblia: "Façamos homem..." Deus fez o primeiro homem e a primeira mulher no sexto dia. (Arranje uma figura de Adão e Eva, mostre para as crianças, e depois prenda a figura com fita adesiva em um local de destaque).Deus fez Adão e Eva diferente dos animais. Os bichos, pássaros e peixes, não podem entender como Deus é. Não podem conhecer e amar a Deus. Mas Adão e Eva podiam. Deus fez Adão e Eva de um jeito especial. Eles podiam conhecer e amar ao Senhor Deus fez o papai e a mamãe. E Ele fez você! A Bíblia diz que Deus criou cada um de nós. Muito obrigado Deus, porque o Senhor nos fez. Obrigado porque o Senhor nos ama. E muito obrigado, porque o Senhor nos fez para sermos seus amigos e amá-lo. Depois de fazer todas as coisas, Deus parou. Tudo o que Ele tinha feito era muito bom!Vamos parar e pensar em quantas coisas Deus fez para a nossa alegria!(faça com que abaixem a cabeça sobre os braços, fechando os olhos por alguns instantes. Depois, poderá examinar novamente as figuras e apontar, cada uma, uma coisa que Deus criou. Faça uma pausa para agradecer a Deus por fazer cada coisa.) Fique atento*Acriança aprende pela observação. Deixem-a descobrir novos visuais, as coisas que Deus criou. Não tem importância se ela não lembrar a ordem da criação. Ela se cansa facilmente, providencie momentos de descanso.* Acriança aprende fazendo: atividade e movimento.* Espere obediência. Dê a direção. E elogie quando lhe obedecerem.* Acriança aprendo ouvindo e fazendo. Centro da bíblia(deixe uma criança abrir a bíblia na página marcada pelo marcador verde e ler o versículo sublinhado.)A bíblia diz: "No principio criou Deus os céus e a terra" (Genesis 1.1). Estas palavras estão exatamente no começo da nossa Bíblia. (Cante uma música que fale da criação, segure a caixa criou.)Todos vão dizer esta palavra da Bíblia: criou. Criar quer dizer fazer. Deus fez os céus e a terra. Ele os fez assim: Deus apenas falou e eles apareceram! Deus é muito poderoso! Vamos ouvir um cântico sobre o nosso grande Deus. (cante com gestos) Sim, o nosso Deus é grande e poderoso... Ele pode fazer qualquer coisa. E eu sei mais uma coisa a respeito de Deus. (Cante um corinho que fale de Deus) É porque Deus nos ama que ele nos deu este mundo maravilhoso em que vivemos. (repita o corinho)Deus criou cada um de nós e Ele nos ama. Ele sabe o nome de cada um de vocês. Sim, Deu ama você. Ele criou você. Ele sabe o seu nome. (Diga o nome de cada criança.) Vamos agradecer e dizer a Deus o quanto nós o amamos por ter feito este mundo lindo. Apresentando o evangelho livro sem palavras Trata-se de um livrinho colorido, no qual usamos como visual, para evangelizar as crianças. Você pode fazer um, usando papel- cartão, verde, dourado, vermelho, preto e branco. (Mostre a capa verde) Aprendemos sobre muitas coisas verdes que Deus fez. Quem pode me dizer uma coisa verde que Deus criou? Deus fez um lindo jardim verdinho para ser o lar de Adão e Eva. (Mostre a página dourada) Deus está preparando um outro lindo lar, especialmente para você e para mim. O lindo lar que Deus está preparando para nós é o céu. Deus nos ama. Ele quer que um dia vá morar com ele em seu lindo lar, o céu. Mas Deus não pode nos deixar ir para o céu com as coisas feias que fazemos. Deus chama estas coisas feias de pecado. O céu é lindo, lindo, lindo, e lá o pecado não podem entrar. O céu é um lugar muito alegre. Se o pecado e as coisas feias entrassem ali, faria do céu um lugar triste. Mas Deus quer que você e eu vamos para o céu. Ele preparou uma maneira de podermos ir para o seu lar celestial um dia. (Mostre a página vermelha) Esta cor vermelha faz-nos lembrar de Jesus, o filho de Deus. A Bíblia diz que Jesus nunca fez coisas feias e más. Jesus não pecou. Mas ele sofreu em nosso lugar, pelas coisas más que você e eu fizemos. Jesus morreu e deu o seu precioso sangue na cruz por nós (1 cor. 15:3). Mas ele não está morto agora. Jesus voltou a viver!(Mostre as páginas preta e branca) Este preto representa o pecado, das maldades que nos fazemos e entristecemos a Deus. E o branco representa a purificação. Jesus pode nos ouvir quando pedimos para Ele nos limpar de toda a maldade, do pecado. (cante um corinho que fale de Jesus e depois toque um CD de música infantil bem baixinho).Alguns de vocês já conhecem Jesus. E, quem sabe, talvez você queira hoje deixar que Jesus entre no seu coração. Se você quer, venha me contar, enquanto as outras crianças estão pintando o nosso mural. Obs: Alguns pré-escolares estarão prontos para receber a Cristo. Dê-lhes esta oportunidade. Atividade artística (Papel para mural. Item 5 de Itens para acrescentar. Lembre as crianças que Deus criou o nosso mundo em muitas cores lindas. Deixe que cada criança escolha a cor que quer usar para pintar uma parte do mural. Enquanto estão escolhendo as cores e pintando, converse com elas a respeito das coisas que Deus fez, com aquelas cores). Toque, bem baixinho, um CD com corinhos durante a atividade artística. Converse com as crianças sobre a criação. Atividades para semanas posteriores para reforçar o ensino desta lição 1. Livrinho sem palavras monte com as crianças
2. Passeio na natureza mostre uma cor para as crianças, e elas terão que dizer uma criação correspondente aquela corex: azul - céu; vermelho - flor; verde - grama... Etc.3. Recapitulando a história permita a participação das crianças, deixando-as manusear os visuais, contar a história, etc.4. As crianças podem fazer desenhos sobre a criação em pratos de papelão. 5. Jogo da memória em 16 quadrados de cartolina, da mesma cor, cole figuras sobre a criação, 8 pares diferentes. Os quadrados estarão virados sobre a mesa. O professor fará as perguntas a respeito da lição, e a criança que responder corretamente poderá escolher dois quadrados. Se as figuras escolhidas formarem um par, a criança ficará segurando os 2 quadrados. Se a criança não acertar o par, os quadrados serão devolvidos a mesa. (de acordo com a maturidade das suas crianças, poderá ou não deixar as figuras virada para cima, quando devolvidas a mesa. Use sabedoria. É preciso ser uma atividade gostosa, além de ajudar no aprendizado. De maneira alguma deve ser frustrante para as crianças.)
Perguntas para revisão
1. O que existia antes de Deus criar os céus e a terra? (Escuridão)
2. 2. O que Deus usou para fazer os céus e a terra? (Nada, falou e eles foram criados)
3. 3. Quanto dia Deus levou para criar o mundo? (6 dias)
4. 4. Quando Deus separou a luz da escuridão, como Ele chamou a luz? (dia)
5. 5. Como Deus chamou a escuridão? (Noite)
6. 6. Que quer dizer a palavra criou? (Fez)
7. 7. Diga algumas cores que Deus usou para criar o mundo. (Verde, azul, marrom e amarelo)
8. 8. Qual foi a luz forte que Deus colocou no céu para brilhar durante o dia? (Sol)
9. 9. Qual a luz menos forte que Deus fez para brilhar a noite? (lua)
10. 10. Deus colocou muitas outras luzes para brilharem no céu a noite. Como se chamam? (Estrelas)
11. 11. O que deus criou que nada nas águas? (Peixe)
12. 12. O que Deus fez que voa pelos ares? (Pássaros)
13. 13. Diga alguns animais que Deus criou. (Vaca, cavalo, cachorro...)
14. 14. Qual era o nome do primeiro homem que Deus fez? (Adão)
15. 15. Como se chamava a esposa de Adão? (Eva)
16. 16. O que Adão e Eva podiam fazer que nenhum animal pudesse? (Conhecer e amar a Deus)
17. 17. Como se chama o filho de Deus? (Jesus)
18. 18. O que o Senhor Jesus fez pra nos salvar? (Morreu pelos nossos pecados)
19. 19. Jesus ainda está morto? (Não, Ele está vivo. Ele vive no céu e quer viver em nosso coração)
20. 20. Quem é que muito ama você? (Jesus)
21. Este material foi extraído do livro Fala-me agora. Publicação da APEC Aliança Pró Evangelização da Criança. Contem 12 lições bíblicas, excelente!
ENCERRAMENTO DA EBF
Convites
Confeccione os convites usando papel ofício ou papel de embrulhar pão. Corte pedaços e queime em suas pontas para dar aspecto de envelhecido. Depois de escrever as mensagens em cada pedaço de papel enrole-o como pergaminho e amarre com um pedaço de fita.
Ornamentação
O ideal é que a programação seja feita à noite, para dar o efeito esperado. O salão deverá ficar todo escuro e somente a máquina do tempo acesa. A porta da máquina deve estar para receber as crianças, o cientista que dará as boas vindas. No outro lado, uma líder estará a postos para dar segurança ás crianças que estão chegando, esta mesma pessoa deve estar caracterizada com roupas dos tempos bíblicos, bem como todos os adultos envolvidos na organização da festa. Para ornamentação do salão, providencie uma caixa grande para confeccionar a máquina do tempo. A caixa utilizada deve ser de geladeira que será forrado com papel laminado amassado por fora e por dentro, para aumentar o aspecto misterioso. Corte duas portas, uma de cada lado da caixa, que servirá como um corredor para as crianças entrar na sala onde se realizara a festa. No topo da máquina faça uma armação com arame, dando um formato de foguete. Encape com papel nacarado ou celofane de uma ponta a outra do arame, terminando assim o topo da máquina. Cole alguns pedaços de vidro ou espelho na parte interna da caixa e instale um pisca- pisca (por dentro também) para realçar os pedaços de vidro que estão colados. Devocional Cânticos relacionado com a bíblia.Leitura bíblica:Guardo a tua palavra no coração para não pecar contra ti. Salmo 119.11Oração Pedir que a programação seja uma bênção Cântico bem alegre História para fantoches Marina: (entra cantarolando) Esta história é demais! Que legal! Eu não sabia que a bíblia tinha tanta aventura. Rodolfo: (entra de repente) Quê!! Eu ouvi falar eu ouvi falar de história? Um... Como eu gosto de história! Conta-me, Marina, a história que você leu?!Marina: Não! Por que você mesmo não lê?Rodolfo: E... Eu não leio por dois motivos: primeiro não sei ler! Segundo, não tenho uma bíblia. Marina: Ah! Não posso fazer nada pra ajudar você. É uma pena, mas você vai ficar por fora das aventuras da vida de Moisés. Rodolfo: (começa a chorar) Buá, Buá.... Eu quero saber o que aconteceu com este moço! Conta-me!Marina: Não! Não conto!Rodolfo: Se você não me contar, eu pego sua bíblia escondido e leio tudo!Marina: Como? Você não sabe ler... Rodolfo: (sem graça) É mesmo, tinha esquecido. Ah! Não tem problema, eu peço a tia Vanderléia para ler para mim. Marina: A tia Vanderléia não vai ler para você, ela tem muito o que fazer.Rodolfo: Vai sim!Marina: Não vai!Tia Vanderléia: O que está acontecendo aqui?Rodolfo: É Marina que não quer me contar a história de Moisés e eu queria... Marina: Foi você que disse que ia pegar minha bíblia escondido pra ler todinho que está escrito lá. Isso está errado, né, tia Vanderléia?Tia Vanderléia: Deixem-me explicar uma coisa... A bíblia, Marina, foi escrita para todas as pessoas lerem. É na bíblia que sabemos como viver de maneira correta, por exemplo: Rodolfo disse que iria pegar sua bíblia escondida. Talvez ele não fizesse isso se você tivesse contado a história de Moisés. Moisés, Rodolfo, recebeu da mão de Deus dês dicas para todas as pessoas viverem bem aqui na terra e, uma destas dicas é que não devemos pegar o que não é nosso. Agora pensem comigo, vocês já imaginaram se Moisés resolvesse esconder os dês mandamentos de todos? As pessoas iriam viver infelizes longe de Deus, sem ao menos saber por que estavam longe dele. Mais Moisés fez diferente! Mostrou a todos os dês mandamentos que o próprio Deus escreveu... Moisés sabia muito bem que para as pessoas serem felizes perto de Deus, tinham que obedecer a ele. Porque você, Marina, não faz como Moisés?Rodolfo: Bem feito, Marina, podia ter ficado sem essa bronca! Valeu tia Vanderléia!Tia Vanderléia: É Rodolfo... Mas há outro mandamento que diz pra amar nossos amigos como amamos a nós mesmos. Marina: Viu Rodolfo? Todo mundo erra... Perdoa-me por eu ser egoísta e não querer contar pra você as histórias da bíblia?Rodolfo: Eu só perdôo se você me falar como Moisés escapou da cova dos leões. (Entra um homem representando Moisés)Moisés: Com licença, não fui eu quem ficou na cova dos leões, não.Rodolfo: Aiiiiiii! Que coisa horrorosa! Sai daqui, seu ET. Marina: Moço, por que o senhor tá enrolado nesse monte de pano?Moisés: Não entendi. Foram vocês que vieram aqui na máquina do tempo?Rodolfo: Fomos sim. Moisés: Então são vocês que são estranhos. Vocês estão no passado, no tempo em que as histórias do povo de Deus aconteceram. Por falar em história... Onde vocês leram que eu fiquei na cova dos leões?Marina: Não liga não "seu" Moisés, é que o meu amigo Rodolfo não conhece as histórias da bíblia e então... Ele confunde tudo!Moisés: bíblia?Tia Vanderléia: É o nome dado ao livro onde estão escritas as histórias do povo de Deus. Moisés: Que bom! Então, todos no seu tempo têm uma bíblia?Marina: Nem todos... Rodolfo: E por não conhecerem a bíblia, como eu não conhecia, vivem triste longe de Deus. Para ser alegre perto de Deus é preciso obedecer às coisas que Deus mandou. Moisés: Quem disse isto?Rodolfo: Ah "seu" Moisés, não fui eu não, foi à mentirosa... Moisés: Mas é isto mesmo! As pessoas devem saber o que Deus mandou que cada um fizesse para que todos fossem felizes. A minha parte eu já fiz, e outras pessoas precisam fazer cada um a sua parte para que todos conheçam a vontade de Deus. Rodolfo: Como eu ia dizendo, graças a tia Valéria , descobrimos isso bem a tempo!Tia Vanderléia: Tive uma idéia! Moisés poderia, poderia ele mesmo, contar ao Rodolfo como foi que ele conduziu o povo para passar pelo Mar Vermelho. Marina: Que legal!Moisés: Muito bem... Rodolfo: Espera aí! Não conte na frente de todo mundo não. Se o pessoal quiser saber da história de Moisés eles vão ter que ir à EBD no domingo. Tia Vanderléia: Boa idéia! Então vamos conversar lá atrás. Tchauzinhoooo!Agora as crianças devem passar pela máquina do tempo de novo, desta vez indo para o futuro. Os líderes devem estar vestidos como robôs. Brincadeiras Estação Espacial:Dividida as crianças em grupos de três. Duas crianças dão as mãos, formando a estação espacial a terceira criança, o jato, está dentro da estação espacial. Algumas outras crianças devem ser meteoro. Quando o líder der o sinal, os jatos saem da estação e correm pela sala. Quando der um apito, os meteoros tentam pegar os jatos, enquanto os jatos tentam voltar para a estação espacial. Se o meteoro consegue tocar um jato, ele vira jato, e o jato vira meteoro. Jogue várias vezes, trocando os papeis para que todos possam ser jatos, estação e meteoros. Colonizando os Planetas:Divida as crianças em dois grupos. Cada grupo deve formar uma fila. A primeira pessoa de cada grupo recebe uma grande bola e corre com ela até o lado oposto da sala. Este jogador rola a bola até o segundo jogador no outro lado da sala. Este segundo jogador pega a bola, corre até o primeiro jogador e rola a bola até o terceiro jogador. O primeiro grupo a conseguir colocar todos os jogadores no outro lado, conseguiu colonizar seu planeta e ganha o jogo. Pegue uma estrela: Recorte uma grande estrela amarela de cartolina. As crianças devem forma um círculo e passar a estrela pelo círculo enquanto uma música toca. Quando a música pára, aquele com a estrela na mão são eliminados do jogo. O jogo continua até que fique apenas um jogador. Este ganha um pequeno brinde. Olhando estrelas:Antes da festa, recorte muitas estrelas e as cole nas paredes ao redor da sala. Dê um papel em quê às crianças escrevam seu nome e depois uma estimativa de quantas estrelas há nas paredes. Pegue todos os papeis e a criança que acertar (ou chegar mais perto), ganhará um pequeno brinde. Duplas Espaciais:Antes da festa, escreva os nomes (ou desenhos) dos planetas em papeis e corte cada papel nomeio. Afixe uma metade nas costas de cada criança. A um sinal dado a criança procura descobrir quem tem a outra metade do seu planeta para formar uma dupla espacial. Deixe que elas perguntem uma com as outras quem está com a outra parte. Andando no Espaço: O duplo formão uma fila. Cada dupla receberá 4 sacolas de plástico e quatro elásticos. Ao sinal, cada dupla devem calçar-se como astronautas, colocando a sacola nos pés, afixando com o elástico. Depois de estar calçados, a dupla deve andar juntinho, até o outro lado da sala e depois voltar. A primeira dupla a conseguir andar no espaço e voltar, ganha um pequeno brinde. Lanche Se possível, prepare um bolo em forma de foguete ou estrela (para representar a viagem espacial). Prepare o "ponche celestial", usando esta receita: 2 litros de leite, 2 litros de suco de uva, 2 litros de sorvete de creme. Misture tudo no liquidificador. (pode diminuir ou aumentar a quantidade para servir seu grupo) Sirva imediatamente. Final: Reúna todas as crianças e em oração agradeça a Deus pela programação
Perguntas para revisão
1. O que existia antes de Deus criar os céus e a terra? (Escuridão)
2. 2. O que Deus usou para fazer os céus e a terra? (Nada, falou e eles foram criados)
3. 3. Quanto dia Deus levou para criar o mundo? (6 dias)
4. 4. Quando Deus separou a luz da escuridão, como Ele chamou a luz? (dia)
5. 5. Como Deus chamou a escuridão? (Noite)
6. 6. Que quer dizer a palavra criou? (Fez)
7. 7. Diga algumas cores que Deus usou para criar o mundo. (Verde, azul, marrom e amarelo)
8. 8. Qual foi a luz forte que Deus colocou no céu para brilhar durante o dia? (Sol)
9. 9. Qual a luz menos forte que Deus fez para brilhar a noite? (lua)
10. 10. Deus colocou muitas outras luzes para brilharem no céu a noite. Como se chamam? (Estrelas)
11. 11. O que deus criou que nada nas águas? (Peixe)
12. 12. O que Deus fez que voa pelos ares? (Pássaros)
13. 13. Diga alguns animais que Deus criou. (Vaca, cavalo, cachorro...)
14. 14. Qual era o nome do primeiro homem que Deus fez? (Adão)
15. 15. Como se chamava a esposa de Adão? (Eva)
16. 16. O que Adão e Eva podiam fazer que nenhum animal pudesse? (Conhecer e amar a Deus)
17. 17. Como se chama o filho de Deus? (Jesus)
18. 18. O que o Senhor Jesus fez pra nos salvar? (Morreu pelos nossos pecados)
19. 19. Jesus ainda está morto? (Não, Ele está vivo. Ele vive no céu e quer viver em nosso coração)
20. 20. Quem é que muito ama você? (Jesus)
21. Este material foi extraído do livro Fala-me agora. Publicação da APEC Aliança Pró Evangelização da Criança. Contem 12 lições bíblicas, excelente!
ENCERRAMENTO DA EBF
Convites
Confeccione os convites usando papel ofício ou papel de embrulhar pão. Corte pedaços e queime em suas pontas para dar aspecto de envelhecido. Depois de escrever as mensagens em cada pedaço de papel enrole-o como pergaminho e amarre com um pedaço de fita.
Ornamentação
O ideal é que a programação seja feita à noite, para dar o efeito esperado. O salão deverá ficar todo escuro e somente a máquina do tempo acesa. A porta da máquina deve estar para receber as crianças, o cientista que dará as boas vindas. No outro lado, uma líder estará a postos para dar segurança ás crianças que estão chegando, esta mesma pessoa deve estar caracterizada com roupas dos tempos bíblicos, bem como todos os adultos envolvidos na organização da festa. Para ornamentação do salão, providencie uma caixa grande para confeccionar a máquina do tempo. A caixa utilizada deve ser de geladeira que será forrado com papel laminado amassado por fora e por dentro, para aumentar o aspecto misterioso. Corte duas portas, uma de cada lado da caixa, que servirá como um corredor para as crianças entrar na sala onde se realizara a festa. No topo da máquina faça uma armação com arame, dando um formato de foguete. Encape com papel nacarado ou celofane de uma ponta a outra do arame, terminando assim o topo da máquina. Cole alguns pedaços de vidro ou espelho na parte interna da caixa e instale um pisca- pisca (por dentro também) para realçar os pedaços de vidro que estão colados. Devocional Cânticos relacionado com a bíblia.Leitura bíblica:Guardo a tua palavra no coração para não pecar contra ti. Salmo 119.11Oração Pedir que a programação seja uma bênção Cântico bem alegre História para fantoches Marina: (entra cantarolando) Esta história é demais! Que legal! Eu não sabia que a bíblia tinha tanta aventura. Rodolfo: (entra de repente) Quê!! Eu ouvi falar eu ouvi falar de história? Um... Como eu gosto de história! Conta-me, Marina, a história que você leu?!Marina: Não! Por que você mesmo não lê?Rodolfo: E... Eu não leio por dois motivos: primeiro não sei ler! Segundo, não tenho uma bíblia. Marina: Ah! Não posso fazer nada pra ajudar você. É uma pena, mas você vai ficar por fora das aventuras da vida de Moisés. Rodolfo: (começa a chorar) Buá, Buá.... Eu quero saber o que aconteceu com este moço! Conta-me!Marina: Não! Não conto!Rodolfo: Se você não me contar, eu pego sua bíblia escondido e leio tudo!Marina: Como? Você não sabe ler... Rodolfo: (sem graça) É mesmo, tinha esquecido. Ah! Não tem problema, eu peço a tia Vanderléia para ler para mim. Marina: A tia Vanderléia não vai ler para você, ela tem muito o que fazer.Rodolfo: Vai sim!Marina: Não vai!Tia Vanderléia: O que está acontecendo aqui?Rodolfo: É Marina que não quer me contar a história de Moisés e eu queria... Marina: Foi você que disse que ia pegar minha bíblia escondido pra ler todinho que está escrito lá. Isso está errado, né, tia Vanderléia?Tia Vanderléia: Deixem-me explicar uma coisa... A bíblia, Marina, foi escrita para todas as pessoas lerem. É na bíblia que sabemos como viver de maneira correta, por exemplo: Rodolfo disse que iria pegar sua bíblia escondida. Talvez ele não fizesse isso se você tivesse contado a história de Moisés. Moisés, Rodolfo, recebeu da mão de Deus dês dicas para todas as pessoas viverem bem aqui na terra e, uma destas dicas é que não devemos pegar o que não é nosso. Agora pensem comigo, vocês já imaginaram se Moisés resolvesse esconder os dês mandamentos de todos? As pessoas iriam viver infelizes longe de Deus, sem ao menos saber por que estavam longe dele. Mais Moisés fez diferente! Mostrou a todos os dês mandamentos que o próprio Deus escreveu... Moisés sabia muito bem que para as pessoas serem felizes perto de Deus, tinham que obedecer a ele. Porque você, Marina, não faz como Moisés?Rodolfo: Bem feito, Marina, podia ter ficado sem essa bronca! Valeu tia Vanderléia!Tia Vanderléia: É Rodolfo... Mas há outro mandamento que diz pra amar nossos amigos como amamos a nós mesmos. Marina: Viu Rodolfo? Todo mundo erra... Perdoa-me por eu ser egoísta e não querer contar pra você as histórias da bíblia?Rodolfo: Eu só perdôo se você me falar como Moisés escapou da cova dos leões. (Entra um homem representando Moisés)Moisés: Com licença, não fui eu quem ficou na cova dos leões, não.Rodolfo: Aiiiiiii! Que coisa horrorosa! Sai daqui, seu ET. Marina: Moço, por que o senhor tá enrolado nesse monte de pano?Moisés: Não entendi. Foram vocês que vieram aqui na máquina do tempo?Rodolfo: Fomos sim. Moisés: Então são vocês que são estranhos. Vocês estão no passado, no tempo em que as histórias do povo de Deus aconteceram. Por falar em história... Onde vocês leram que eu fiquei na cova dos leões?Marina: Não liga não "seu" Moisés, é que o meu amigo Rodolfo não conhece as histórias da bíblia e então... Ele confunde tudo!Moisés: bíblia?Tia Vanderléia: É o nome dado ao livro onde estão escritas as histórias do povo de Deus. Moisés: Que bom! Então, todos no seu tempo têm uma bíblia?Marina: Nem todos... Rodolfo: E por não conhecerem a bíblia, como eu não conhecia, vivem triste longe de Deus. Para ser alegre perto de Deus é preciso obedecer às coisas que Deus mandou. Moisés: Quem disse isto?Rodolfo: Ah "seu" Moisés, não fui eu não, foi à mentirosa... Moisés: Mas é isto mesmo! As pessoas devem saber o que Deus mandou que cada um fizesse para que todos fossem felizes. A minha parte eu já fiz, e outras pessoas precisam fazer cada um a sua parte para que todos conheçam a vontade de Deus. Rodolfo: Como eu ia dizendo, graças a tia Valéria , descobrimos isso bem a tempo!Tia Vanderléia: Tive uma idéia! Moisés poderia, poderia ele mesmo, contar ao Rodolfo como foi que ele conduziu o povo para passar pelo Mar Vermelho. Marina: Que legal!Moisés: Muito bem... Rodolfo: Espera aí! Não conte na frente de todo mundo não. Se o pessoal quiser saber da história de Moisés eles vão ter que ir à EBD no domingo. Tia Vanderléia: Boa idéia! Então vamos conversar lá atrás. Tchauzinhoooo!Agora as crianças devem passar pela máquina do tempo de novo, desta vez indo para o futuro. Os líderes devem estar vestidos como robôs. Brincadeiras Estação Espacial:Dividida as crianças em grupos de três. Duas crianças dão as mãos, formando a estação espacial a terceira criança, o jato, está dentro da estação espacial. Algumas outras crianças devem ser meteoro. Quando o líder der o sinal, os jatos saem da estação e correm pela sala. Quando der um apito, os meteoros tentam pegar os jatos, enquanto os jatos tentam voltar para a estação espacial. Se o meteoro consegue tocar um jato, ele vira jato, e o jato vira meteoro. Jogue várias vezes, trocando os papeis para que todos possam ser jatos, estação e meteoros. Colonizando os Planetas:Divida as crianças em dois grupos. Cada grupo deve formar uma fila. A primeira pessoa de cada grupo recebe uma grande bola e corre com ela até o lado oposto da sala. Este jogador rola a bola até o segundo jogador no outro lado da sala. Este segundo jogador pega a bola, corre até o primeiro jogador e rola a bola até o terceiro jogador. O primeiro grupo a conseguir colocar todos os jogadores no outro lado, conseguiu colonizar seu planeta e ganha o jogo. Pegue uma estrela: Recorte uma grande estrela amarela de cartolina. As crianças devem forma um círculo e passar a estrela pelo círculo enquanto uma música toca. Quando a música pára, aquele com a estrela na mão são eliminados do jogo. O jogo continua até que fique apenas um jogador. Este ganha um pequeno brinde. Olhando estrelas:Antes da festa, recorte muitas estrelas e as cole nas paredes ao redor da sala. Dê um papel em quê às crianças escrevam seu nome e depois uma estimativa de quantas estrelas há nas paredes. Pegue todos os papeis e a criança que acertar (ou chegar mais perto), ganhará um pequeno brinde. Duplas Espaciais:Antes da festa, escreva os nomes (ou desenhos) dos planetas em papeis e corte cada papel nomeio. Afixe uma metade nas costas de cada criança. A um sinal dado a criança procura descobrir quem tem a outra metade do seu planeta para formar uma dupla espacial. Deixe que elas perguntem uma com as outras quem está com a outra parte. Andando no Espaço: O duplo formão uma fila. Cada dupla receberá 4 sacolas de plástico e quatro elásticos. Ao sinal, cada dupla devem calçar-se como astronautas, colocando a sacola nos pés, afixando com o elástico. Depois de estar calçados, a dupla deve andar juntinho, até o outro lado da sala e depois voltar. A primeira dupla a conseguir andar no espaço e voltar, ganha um pequeno brinde. Lanche Se possível, prepare um bolo em forma de foguete ou estrela (para representar a viagem espacial). Prepare o "ponche celestial", usando esta receita: 2 litros de leite, 2 litros de suco de uva, 2 litros de sorvete de creme. Misture tudo no liquidificador. (pode diminuir ou aumentar a quantidade para servir seu grupo) Sirva imediatamente. Final: Reúna todas as crianças e em oração agradeça a Deus pela programação
Nenhum comentário:
Postar um comentário